Tutorial Space Shooter Godot: Melhorias - Post Extra

Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.

Tutorial Space Shooter Godot: Melhorias - Post Extra
Photo by Roselyn Tirado / Unsplash

Se você chegou até aqui mas não deu uma olhada nos posts anteriores, te recomendo fortemente dar uma olhada antes de começar à ler este post.

Tutorial Space Shooter Godot: Planejamento e Setup - Parte 1
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Parallax - Parte 2
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Player e Projéteis - Parte 3
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Inimigos e Spawner - Parte 4
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Power-Ups - Parte 5
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Power-Ups (continuação) - Parte 6
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Colisões e Explosões - Parte 7
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Heads-up Display - Parte 8
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Menu e Game Over - Parte 9
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.
Tutorial Space Shooter Godot: Áudio, Efeitos Sonoros e Publicação - Parte 10
Aprenda a criar um jogo Space Shooter de forma simples e prática com a Godot. Aprenda as funcionalidades da Engine e faça seu jogo um sucesso.

Como tudo na vida, sempre há espaço para melhorias, neste post não vou apresentar nenhum código adicional ou alterar os códigos que desenvolvemos até aqui, vou somente indicar alguns pontos que vejo que podem ser incluídos no seu jogo para que ele fique ainda melhor. Então sem mais atrasos, vamos lá:

Passo 14 - Melhorias

Vamos apresentar algumas melhorias que podem ser implementadas no seu jogo, sejam elas visuais, novas mecânicas ou otimizações, para torná-lo ainda mais interessante para o jogador.

Quando criamos nossa cena do Player, definimos que sua movimentação seria apenas horizontal da esquerda para a direita e vice-versa. Há diversos pontos que podemos melhorar nessa movimentação, entre eles cito os seguintes:

  • Movimentação vertical: permitir que o jogador possa também se movimentar para cime e para baixo na tela.
  • Aplicação de Clamp: limitar o movimento do jogador para os limites visíveis da tela, não deixando que ele ultrapasse as bordas do jogo.
  • Velocidade do Movimento: aplicar velocidade gradual do movimento do jogador, de acordo com pontuação ou power-ups obtidos.

Em relação aos tiros disparados pelo jogador, também há diversos pontos que podem ser melhorados ou incrementados:

  • Variedade de tiros: permitir que o jogador tenha variedade dos tipos de tiros que podem ser disparados. Cada um com características diferentes em relação à velocidade, dano, direção, quantidade, etc.
  • Tiro automático: permitir que o tiro seja disparado de forma automática enquanto o botão estiver sendo pressionado.
  • Ataque especial: além do tiro simples, também ter um tipo de ataque de maior alcance mas com quantidade limitada de utilizações.

Quando falamos nos inimigos, também tem várias coisas que podem ser implementadas que fariam com que o jogo fique ainda mais desafiador:

  • Velocidade gradual: assim como no Player, os inimigos podem ser mais rápidos ou mais lentos de acordo com a progressão do jogo. Além disso o intervalo de geração dos inimigos pode ser reduzido também.
  • Direção de movimentação: atualmente todos os inimigos se movem apenas na direção vertical de cima para baixo, poderíamos implementar inimigos que cruzam a tela de um lado ao outro vindo da esquerda para a direita ou vice-versa.
  • Inimigos que disparam projéteis: aqui podemos pensar em múltiplas opções, inimigos que disparam lasers, inimigos que deixam bombas pelo caminho, inimigos que disparam foguetes teleguiados. As possibilidades são inúmeras.
  • Inimigos especiais: seriam como chefões gerados à cada intervalo de tempo jogado ou pontuação obtida, mais difíceis de serem derrotados, com bonus maior pela sua derrota.
  • Randomizar a geração de power-up's ao destruir um inimigo: além dos power-up's gerados à cada intervalo de tempo, podemos gerar aleatoriamente um poder quando o inimigo for destruído.

Falando em poderes, temos muitos outros poderes que poderíamos incluir no jogo:

  • Invisibilidade: a nave do jogador fica invisível para os inimigos e projéteis deles, não somente invisível mas imune aos danos dos inimigos.
  • Parceiros: ao obter o poder uma segunda nave ou naves auxiliares apareceriam em tela para atacar os inimigos.
  • Velocidade: aumento temporário (ou definitivo) na velocidade de movimentação do jogador.
  • Congelamento Temporal: paralisa todos os inimigos apresentados em tela e interrompe a geração de novos inimigos por determinado intervalo.

Uma parte muito importante, mas que apresentei de forma bem superficial são os efeitos visuais, nesta área há muuuuuuito à ser melhorado, vou trazer somente alguns pontos mais básicos, mas entenda que tem muito mais do que isso que pode dar aquele Tchan ao seu jogo:

  • Maior utilização de partículas: explosões, traçado dos tiros, entrada do jogador em cena, eliminação do jogador.
  • Melhoria nos elementos da HUD: incluir barra de energia e poderes temporários, melhorar apresentação de contadores.
  • Efeitos visuais: incluir efeitos visuais de Screen Shake como feedback visual de danos ao jogador, clarear/escurecer a tela conforme a quantidade de energia do jogador.
  • Melhorias no visual do Menu e tela de Game Over: incluir destaques para pontuação quando ela for o novo high score, melhorar o formato, tamanho e posicionamento dos botões.

E além de tudo isso, também é bastante interessante alguns pontos mais gerais, como por exemplo:

  • Inclusão de um mini tutorial para orientação inicial dos comandos ao jogador.
  • Inclusão de mini-mapa para apresentar de onde estão vindo os próximos inimigos e power-ups.
  • Inclusão de funcionalidades de compartilhamento de resultados e score online.
  • Funcionalidade de pause (até pensei inicialmente, mas não quis complicar).

E com certeza tem mais um montão de coisas que vocês viram e que poderiam ser implementadas para deixar o jogo ainda mais empolgante, né? Gostaria muito de receber seus comentários para ver o que mais viram como pontos de melhorias, ok? Se increve no site (é de graça) e deixa seu comentário aqui em baixo.