Tutorial Snake 3D usando Unity - Parte 1

Tutorial Snake 3D usando Unity - Parte 1

Salve salve galerinha, tudo tranquilo com vocês? Como estão os estudos e desenvolvimentos de jogos de vocês? É com grande prazer que trazemos nosso primeiro tutorial de desenvolvimento de jogos com Unity. Trazemos como parceria do nosso grupo de desenvolvimento de jogos de Parnaíba um tutorial de introdução à Unity e à lógica de programação com explicação de alguns conceitos que podem elevar seu nível de básico à iniciante de forma mais prática.

Você com certeza conhece o famoso jogo da cobrinha. Ele se popularizou com sua versão do Nokia "tijolão" e acabou sendo um sucesso que foram feitas várias versões com alguns modos de jogo além do modo padrão de coletar as frutinhas.

Nokia Snake Game

Nosso tutorial vai focar na versão 3 do game que funciona em um universo 3D. E para isso vamos começar definindo algumas regras que precisamos ter claramente no jogo.

Regras

  1. A serpente sempre está se movendo pra uma direção
  2. A serpente se move para a última direção que lhe foi dada
  3. A serpente cresce se comer uma fruta
  4. A serpente perde se encostar na borda do mapa
  5. A serpente perde se encostar em si mesma
  6. A serpente não pode se mover para a direção oposta da última direção
  7. A serpente se move em velocidade constante
  8. A serpente se move para os lados apenas em eixos fixos
  9. A fruta reaparece em uma nova posição ao ser comida
  10. A fruta só reaparece em posições que a serpente não ocupa
  11. A fruta só reaparece dentro dos limites do mapa
  12. Ao comer uma fruta ganha-se uma pontuação

Agora que temos algumas regras definidas, podemos partir para a instalação da Unity junto com a criação do nosso primeiro projeto. 🤙🏻

1. Instalação da Unity

Agora que definimos nossas primeiras metas, vamos aprender a instalar a Unity. Conseguimos fazer isso facilmente entrando no site da empresa: Unity, clicando no botão de Download e seguindo para a página de downloads. Agora é só confirmar e esperar terminar. Você está baixando agora o Unity Hub que é basicamente um gerenciador de versões da Unity e gerenciador de projetos.

Depois de instalar o Unity Hub você vai se deparar com essa telinha:

E agora tudo que precisa fazer é entrar com sua conta e pedir uma licença para uso pessoal. Podemos falar mais sobre licenças depois pois não é o foco deste tutorial, mas lembre-se que escolher uma ferramenta para uso profissional não é uma tarefa simples.

Depois que tiver com sua conta conectada e sua licença adquirida, podemos baixar uma das várias versões de editores que a Unity nos permite ter. Clique na opção do lado esquerdo em Installs e depois em Install Editor.

Selecione a última versão LTS possível, Long-Term Support que significa que esta versão terá um suporte a longo prazo para problemas técnicos.

Depois de baixado sua versão preferida do editor, finalmente podemos criar um novo projeto clicando "Projects" no menu lateral e no botão "New Project".

Basta dar um nome para nosso projetinho e clicar em . A Unity vem com vários templates disponíveis para agilizar nosso desenvolvimento, porém nós iremos selecionar um projeto em branco para poder aprender todos os passos necessários.

Se o seu projeto não puder ser criado, você precisa dar um scroll down nessa parte de configurações do projeto e selecionar uma organização, que nada mais é do que um grupo para organizar seus vários projetos dentro da Unity.

Basta seguir os passos e pegar uma licença pessoal. Eu não tenho como pegar uma nova pois já tenho essa licença há bastante tempo.

Voltando à criação do projeto há algumas configurações opcionais. Você pode remover Unity Cloud, que permite acesso à serviços de jogos como compras dentro do app e outros serviços; e também pode remover o controle de versão da Unity, que controla o versionamento dos arquivos do projeto.

Seu projeto vai começar a carregar o template escolhido. Isso pode demorar um pouquinho. Enquanto isso, vamos adiantar alguns dados que você precisa para se familiarizar com a Unity. Esta Game Engine tem diversos recursos gratuitos que podem te auxiliar a desenvolver seus jogos, mas você precisa estar ciente de como aproveitar da melhor forma possível. Para isso vamos conhecer os elementos que se dispõem na tela inicial.

  1. Hierarquia

Em vermelho, a hierarquia é a parte do editor responsável por exibir os elementos que estão na sua cena atual carregada.

  1. Cena

Em amarelo, a cena é a parte do editor responsável por carregar os elementos que vão ser visto pelo jogador quando estiver carregando a simulação do jogo.

  1. Jogo

Em verde, temos o jogo que é a parte do editor responsável por exibir a visão da câmera principal que carrega a cena na visão do jogador.

  1. Projeto

Em azul escuro, temos o projeto que é a lista dos vários elementos dispostos na pasta de organização do seu projeto.

  1. Console

Em azul claro, temos a console que é a parte responsável por exibir mensagens de código.

  1. Inspetor

E enfim em roxo, temos o inspetor que exibe as várias informações do último elemento selecionado.

Agora que você já está familiarizado com os recursos do editor e já criou seu primeiro projeto, estamos prontos pra seguir para o ponto alto do tutorial de hoje: a criação da cena.

2. A criação da cena

Ao clicar com o botão direito na parte da hierarquia, podemos adicionar novos elementos na cena. Seu desafio de agora será: adicionar um simples cubo. Basta que você clique na hierarquia com o botão direito e então "New 3D object" > "Cube".

Você pode notar que no lado do inspetor vamos ter várias informações. Cada parte destas informações são características que podemos manipular do elemento. Sua posição, sua rotação, sua escala, seu material, malha, entre outros elementos. Iremos falar mais desses atributos ao decorrer de outros tutoriais. Mas por enquanto nós iremos mexer no Transform para manipular as dimensões dos objetos.

Ok. Você já está começando a adquirir muito conhecimento básico teórico. Que tal um pouco mais de prática? Seu próximo desafio aqui será reproduzir uma pequena fase do universo 3D do Snake. Tente adicionar alguns cubos, mexer nas suas posições e escalas a fim de obter um resultado parecido com este:

Eu sei que você conseguiu 😏 mas vou deixar aqui um passo-a-passo pra você poder replicar caso tenha encontrado alguma dificuldade.

0:00
/0:59

Primeiro foi criado um plano, pra servir de chão. Basta clicar com o botão direito na hierarquia, depois em 3D Object e por fim selecionar plane.

Agora, adicionamos um cubo, movemos ele um pouco pra cima segurando ctrl para a posição ser em intervalos de altura fixa ao invés de movimento livre. Este detalhe serve para termos espaçamento com números menos quebrados possíveis. Depois alteramos sua escala para que caiba bem na altura e posição esperada.

Agora vamos replicar os cantos do cenário para poder termos um local em que a serpente possa andar com limites. Para agilizar a criação podemos apertar ctrl + D para duplicar os elementos selecionados.

Por fim, replicamos as outras bordas, alterar suas escalas e posições para que encaixem na posição esperada do cenário.

Ufa.

Até parece muita coisa, mas precisamos conhecer e nos adaptar à ferramenta para termos mais agilidade. Vou deixar alguns atalhos e dicas pra vcs:

Q - Atalho para visualizar a câmera

W - Atalho de movimento dos objetos selecionados

E - Atalho de rotação dos objetos selecionados

R - Atalho de escalonamento dos objetos selecionados

Alt + left click - Movimenta a visão da câmera ao redor do ponto clicado

Alt + right click || Scroll do mouse - Aproxima ou afasta a visão da câmera

Shift + right click - Movimenta a visão da câmera no próprio eixo

Pessoal, com isso encerramos a primeira etapa do tutorial. Fiquem ligados nas próximas semanas que nós iremos trazer novos conhecimentos e novos conteúdos para introduzir o universo de desenvolvimento de jogos.